Sempre acreditei que os livros, que as palavras, são capazes de salvar uma vida. Sou a prova viva de que eles salvam.
E como é belo quando você aprofunda esse pensamento e percebe que quem salva, na verdade, não são os livros em si, mas a alma por trás daquelas palavras. Como é bonito — diria até poético — a conexão que os livros geram.
São tantos autores, com personalidades e percepções de mundo diferentes, tantos continentes e culturas distintas... Já parou para pensar quão grandioso é poder ler?
Toda vez que paro e olho para minha estante, fico extremamente fascinada ao me dar conta de que tenho, bem aqui ao meu lado, as mentes mais brilhantes que já passaram pela humanidade.
Arrisco dizer que quase todos que escrevem e leem estão em busca da mesma coisa: compreender. Compreender o mundo. Compreender o outro. Compreender a si mesmo. Como já dizia Saramago:
“A razão por que se abre um livro para ler é a mesma por que se olham as estrelas: querer compreender.”
Talvez uma das maneiras mais acessíveis de viver mais — e melhor — seja estar presente e observar o mundo e as pessoas com sensibilidade. E os livros te ajudam a fazer isso. Eles mudam o seu olhar perante a vida.
Agora, um apelo àqueles que não leem: você nunca sentiu vontade de ser outra pessoa, que não você? De compreender como é viver em outra pele? Quão limitada é uma única existência, não acha? Os livros te proporcionam o inimaginável: viver mil vidas.
Ah, se eu fosse capaz de te fazer compreender a grande perda que se tem ao passar pela vida sem ler...
Ao ler, seu silêncio ganha voz. O que era caos, se torna compreensão. Os livros te falam sobre as coisas mais profundas que você já sentiu, mas nunca soube explicar. Eles tornam a vida mais leve e as dificuldades, mais toleráveis.
Pode ser que você ainda não compreenda... Mas espero, de verdade, que um dia você venha a entender que os livros podem te ajudar a alcançar o que há de mais urgente e verdadeiro: tornar-te quem tu és.
.
.
.
.
Favoritos | se você quiser aproveitar as dicas para o seu final de semana :)
📖 O que estou lendo: O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde (que livro bom PQP)
📺Último filme que assisti e amei: Cantando na Chuva (A história do filme retrata o ambiente dos anos 1920s em Hollywood na transição do cinema mudo para o cinema falado)
🎧 Música que não consigo parar de ouvir: Apocalypse - Cigarettes After Sex